top of page

8 dicas para não errar na compra do terreno

Atualizado: 29 de set. de 2021



Quem pensa em construir sabe que um dos primeiros passos é a escolha do terreno. Mas você realmente sabe como escolher o lote ideal para sua residência ou empreendimento comercial? Respondendo às principais dúvidas dos nossos clientes, preparamos um guia onde te mostraremos 8 pontos que você deve analisar para que a sua compra seja satisfatória.


Aqui falaremos sobre a localização, a qualidade do solo, a topografia, a natureza do local, as diretrizes urbanas, a vizinhança, a orientação solar, a documentação e, por fim, o projeto arquitetônico. Analisar todos os pontos positivos e negativos requer muita atenção, mas a escolha adequada evita futuros problemas e gera economia.


1 - Localização:

Para começar, é importante priorizar o que é mais importante para você e a sua família. Por exemplo, se você procura silêncio e privacidade a dica é optar por um terreno mais afastado dos centros comerciais e grandes bairros. Mas se você pensa em abrir um comércio, é recomendado ficar nas áreas mais movimentadas da cidade. Além disso, é importante analisar também a infraestrutura do local. Verifique, por exemplo, a existência de redes de água, esgoto e energia.

#dicacriacanto: Analise se a localização será interessante a curto, médio e longo prazo, pois suas prioridades podem mudar ao longo do tempo.

2 - Qualidade do solo:

Cada tipo de construção exige um tipo diferente de fundação, que será mais ou menos robusta e custosa dependendo do solo encontrado. Já ouviu falar em sondagem de solo? Sondagem é um estudo que visa analisar a composição do solo. Sabendo a composição do seu terreno, saberemos onde encontrar terra firme e poderemos prever, por meio do projeto estrutural, as dimensões da estrutura.

#dicacriacanto: Caso você opte por não contratar os serviços de sondagem antes da compra do terreno, converse com seus futuros vizinhos. Eles podem te informar como fizeram suas fundações naquele tipo de solo. Mas lembre-se, conversar com os vizinhos antes da compra não exclui a necessidade de fazer um estudo de sondagem antes da construção.

3 - Topografia:

A existência de desnível no terreno é uma questão importante. Ela não chega a impedir a execução da obra, mas certamente demandará um projeto pensado para aquela situação. Cabe ao profissional contratado explorar o desnível e aproveitar as curvas naturais do lote, visando a economia na movimentação de terra. Lembre-se, porém, que terrenos que necessitam de movimentação de terra excessiva podem encarecer a obra.

#dicacriacanto: Lotes com inclinações acentuadas (aclive ou declive) devem ter área de servidão na divisa dos fundos com outro lote. Essa área de servidão serve para manejo das tubulações de água e esgoto, e é para ela que serão destinados os descartes dos ambientes abaixo do nível da rua. A ausência de uma área de servidão poderá restringir todo o potencial construtivo do lote.

4 - Natureza do local:

Árvores e rochas podem ter um impacto grande no projeto da casa. Se o seu lote possuir árvores e você optar por retirá-las, verifique na prefeitura se isso será possível. Em alguns casos, pode haver restrições, seja pela existência de área de preservação ambiental permanente e/ou pela presença de espécies preservadas, que não podem ser retiradas.

#dicacriacanto: Mapeie todas as árvores e rochas que existirem dentro do lote e decida, junto ao arquiteto, como incorporá-las a sua casa. O ideal é planejar a construção sem derrubar nenhuma das árvores. Integrar esses elementos à sua casa irá trazer vida e frescor ao seu empreendimento.

5 - Diretrizes urbanas:

O Plano Diretor Municipal é um documento que, dentre outras coisas, ordena e organiza a ocupação urbana nos municípios. Este documento também propõem normas urbanísticas específicas para loteamentos e seu lote, como infraestrutura dos bairros, preservação e restauro de sistemas ambientais. Ele também diz se naquela zona poderão ser construídas residências, prédios, comércios, indústrias ou zonas mistas.


#dicacriacanto: Observe as distâncias e alturas máximas ocupadas pelas construções vizinhas. Elas podem lhe dar um bom indício do que pode ser construído no seu lote.

6 - Vizinhança:

As construções vizinhas podem dizer muito sobre seu lote e as possibilidades da sua obra, mas também podem influenciar diretamente na sua construção. Observe as edificações próximas e se faça algumas perguntas: As edificações bloqueiam o sol e/ou a vista? Há janelas voltadas para o seu lote? As construções respeitaram os limites dos seus terrenos? Sua obra pode afetar estruturalmente as construções vizinhas?

#dicacriacanto: Observe a qualidade das obras próximas. A presença de imóveis de baixa qualidade nas proximidades pode acabar desvalorizando o seu empreendimento.


7 - Orientação solar:

Na hora de escolher seu terreno, observe onde o sol nasce e onde ele se põe. Essa orientação deverá determinar a posição da sua casa no terreno. Uma construção eficiente leva em conta a orientação solar para que ambientes mais úmidos não sofram com mofo, para que o aproveitamento da luz natural traga economia de energia elétrica, ou mesmo para que o pôr do sol seja admirado.

#dicacriacanto: Para aproveitar ainda mais a incidência solar da sua casa, implante um sistema de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.


8 - Documentação:

Antes de comprar o terreno você deve verificar a documentação do lote e a idoneidade do proprietário atual. Para escolher o terreno, verifique se não há nenhum problema com a documentação do imóvel. O lote deve possuir os seguintes documentos: Certidão de propriedade do terreno, IPTU do ano anterior e Certidão Negativa de Débitos Municipais.

#dicacriacanto: Verifique se o lote possui exatamente as medidas que constam na escritura do terreno. As vezes, as medidas do papel são diferentes das encontradas no local. Caso isso ocorra, será necessário que um profissional realize uma retificação de área.


Seguidas todas as etapas anteriores, o terreno está escolhido e é o momento de concretizar as ideias! Agora, tudo o que você sonhou será usado como referência para que o arquiteto alcance o resultado que você espera!

bottom of page